A Beleza de ser Pai

Gostou deste artigo? Então curta e compartilhe!
No dia dos pais manifestemos nossa gratidão, ofereçamos nosso perdão, compreensão e carinho com nossos pais. O pai humano é o representante de Deus, o Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. Como sofrem as pessoas órfãs e as que tiveram conflitos com seu pai.
A beleza de ser pai está na missão de ser líder. A liderança do pai consiste em ser amigo da mãe, próximo dos filhos, aberto aos parentes. O líder responde às necessidades, remove barreiras, facilita soluções.
Ser líder é dar bom exemplo, é um mestre, um amigo, um pai seguro e afetuoso, que sabe dar e receber afeto, carinhoso e exigente, capaz de chorar e de corrigir. Um pai que sabe motivar, elogiar e admoestar cativa os corações e conquista o respeito e admiração da família e da comunidade.
É necessário agradecer aos nossos pais por serem os provedores de nossas casas. Eles trabalham pela família e assim manifestam seu amor, sem perder o entusiasmo e a alegria. Eles sofrem e se esforçam para equilibrar o trabalho fora de casa e a presença na família. O pai provedor é providente e previdente, sabe dar direção, tem coragem para decidir.
É bela a missão de ser pai, que significa ser mestre e educador, pelo seu exemplo, seu jeito de ser, pelos valores que vive e transmite. Hoje de modo especial os filhos precisam aprender a disciplina, os mandamentos de Deus, a sexualidade humana. O colo, o beijo, os joelhos do pai são a melhor universidade dos filhos. O pai que sabe dizer “não” às coisas erradas mostra amor e responsabilidade pelos filhos. Um dia eles agradecer-lhe-ão.
Belo e comovente é um pai orante, religioso, participante da comunidade. Este pai deixa marcas positivas inesquecíveis porque respeita a dimensão religiosa do ser humano. Este pai é um sábio, um justo, um benfeitor dos filhos, da família e da sociedade. Nossos filhos não tem só estomago para alimentar, cabeça para educar, coração para amar. Eles também têm alma, espírito, abertura congênita para Deus. Como é belo o pai humano saber que existe um Pai no céu do qual vem toda paternidade. Um pai que se deixa ajudar pelo Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo abre as portas da alegria, da sabedoria, da coragem, do amor.
É belo ver que o “pai engravida”, isto é, compartilha da gravidez desde o início. Não se é pai só após o nascimento, mas desde a concepção. É belo ver pais que enfrentam dificuldades com alegria, entusiasmo, persistência. Mais belo ainda é perceber que os pais aceitam seus filhos como eles são e se esforçam para educá-los. Pais que amam mesmo quando os filhos não merecem.
É belo e comovente encontrar um pai aberto à adoção, a ter mais de um filho, a cuidar dos filhos na experiência da viuvez. É belo ver um pai que não deixa de amar em primeiro lugar a esposa quando nasce um filho e vice-versa. Um filho nunca deve substituir, nem tomar o lugar do cônjuge. Os próprios filhos sentem-se seguros, felizes e amados quando percebem que os pais se amam.
São José
A arte de ser pai é bela e árdua. Nossos pais necessitam de nossa compreensão, colaboração, oração, perdão e gratidão. Um pai coerente entre o que diz e faz, que encoraja os filhos a serem bons, que estabelece regras e limites, que sabe dar afeto, que acompanha a vida dos filhos, que trata os filhos com respeito, que se dispõe a ouvir seus filhos, é um pai “nota dez”. a educação de um filho começa antes dele nascer, portanto, no namoro dos pai.
Por fim, um pai que se espelha em São José tem nele além de um protetor, um exemplo e um pedagogo, pois, São José é um pai religioso, afetuoso, trabalhador, virtuoso. Cuida, defende e vai ao encontro do filho. São José é um pai justo.


Dom Orlando Brandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus te abençoe!